top of page
Buscar
  • Foto do escritorMelissa Belem

MODA, TENDÊNCIA E ESTILO


MODA, TENDÊNCIA E ESTILO!


Com certeza essas palavrinhas fazem parte do seu vocabulário, mas você sabe a diferença entre elas?


A MODA está diretamente ligada à uma determinada época, não se limitando apenas nas vestimentas, mas tudo que se caracteriza naquele período. Quando ouvimos isso ou aquilo “está na moda”, quer dizer que “caiu nas graças” do público consumidor, a febre está nas ruas, por exemplo, influenciadores, formadores de opinião ou artistas utilizam uma determinada jaqueta que vira um desejo “massificado”, dizemos que É MODA. O fast fashion, também trás essa cultura, venda rápida no timer certo!


Já a TENDÊNCIA, é a antecipação da moda, o Coolhunting (previsões sobre mudanças de modismos e tendências culturais novas ou já existentes). A tendência surge por meio de estudos e pesquisas, análise do comportamento atual é um aspecto muito importante. Como é uma previsão (geralmente assertiva), porém pode não virar moda! Por exemplo, no pós pandemia as pessoas tendem a priorizar o conforto, a busca por esportes ao ar livre, por peças feitas a mão, isso é uma tendência baseada nas vivências do contexto global. E na maioria das vezes não se refere à um produto específico e sim sobre modelagens, texturas e cores.


Agora chegamos no ESTILO, esse é único. Estilo é essência, onde imprimimos nosso DNA na hora de vestir. As características pessoais, o nosso jeito, nosso estilo de vida, nosso gosto… Somos influenciados pela moda e pela tendência, porém, se não fizer parte do estilo não será usual. Não se deixar afetar pelo meio, podendo sempre buscar elementos de referência mas não virar escravo da moda, por exemplo, a papete está na moda, mas particularmente eu não usaria pq não faz parte do meu estilo. Estilo é sua impressão digital, sua identidade e personalidade.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page